Alcance vs Frequência: Alcançar 100 de uma vez ou 25 em 4 vezes?

Alcance e Freqüência são termos normalmente usados ​​no planejamento de campanhas publicitárias. No entanto, o conceito de alcance e freqüência se aplica a qualquer atividade promocional.

Alcance é o número de pessoas que você atinge com a sua mensagem de marketing ou o número de pessoas que são expostas à mensagem. Freqüência é o número de vezes que você chega em cada pessoa com sua mensagem. Em um mundo de recursos ilimitados, há de se obviamente maximizar o alcance e freqüência. No entanto, uma vez que a maioria de nós vivemos no mundo de recursos limitados, muitas vezes temos que tomar decisões entre Alcançar ou ter frequência.

Por exemplo, um serviço de reparação de ar condicionado que decidiu fazer uma ação de marketing e tem que decidir se o faz de uma vez ou de quatro vezes porém com menos alcance. Um advogado que recebe muitos de seus clientes através de redes pode ter que decidir se quer participar de uma reunião semanal em rede ou quatro diferentes reuniões mensais.

Quando confrontados com decisões de alcance x freqüência lembre esta regra de ouro:

Alcance sem Freqüência = desperdício de dinheiro

Marketing é o processo de construção de uma relação de negócios com potenciais clientes. Alguma vez você já estabeleceu uma amizade com alguém que teve contato apenas uma única vez? Provavelmente não. Geralmente amizades (e todos os tipos de relacionamento) crescem como resultado do contato freqüente com o tempo. Mesmo quando o potencial de formar uma grande amizade é lá no primeiro encontro, é improvável que ele irá crescer sem carinho e frequência.

Seth Godin em seu livro Marketing de Permissão usa uma analogia de sementes e água para demonstrar a importância de assegurar a adequada freqüência em suas campanhas promocionais. Se você receber 100 sementes e água suficiente para regá-las uma vez cada semente que você planta, você plantaria todas as 100 sementes de uma vez ou você seria mais bem sucedido se plantasse 25 sementes as regando mais vezes?

Embora intuitivamente, e até mesmo conceitualmente entendemos a importância da freqüência para o sucesso de campanhas promocionais e de vendas, de alguma forma quando se trata de realmente implementar a campanha, optamos por sacrificar frequência para chegar. E depois nos queixamos da ineficácia dos nossos esforços promocionais. Sem dúvida um dos maiores desperdícios de dinheiro no mercado são as actividades promocionais que são executadas sem a devida freqüência.

Quando confrontados com a decisão de enviar uma mala direta para 10.000 pessoas, ou mailing para 2.500 pessoas, quatro vezes pensar sobre o destino dos 100 sementes você pode regar apenas uma vez. A menos que você tenha direitos sobre a água e pode obter água adicional, optar por menos alcance e maior freqüência.

Fonte: http://advertisingmonster.info/Reach-vs-Frequency-Touch-100-Once-or-25-Four-Times.html

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