Magic ranking avalia candidatos

Empresas de recrutamento e seleção recebem todos os dias centenas de currículos e a análise criteriosa dos candidatos que mais se encaixam no perfil de uma vaga torna-se tarefa trabalhosa. Ao observar esse cenário, a Vagas Tecnologia – empresa que disponibiliza ao mercado ferramenta de e-recruitment e responsável pelo site de carreiras www.vagas.com.br – desenvolveu solução para ranquear candidatos de acordo com o perfil da oportunidade oferecida.

O Vagas Magic Ranking é um recurso do e-partner, software criado em 1997 e utilizado por mais de mil empresas em todo o Brasil. O Magic Ranking agiliza o processo seletivo. Para viabilizar esse benefício, faz uma leitura do texto do anúncio da vaga divulgado no site da empresa que busca um executivo, extrai critérios de ranking e posiciona os melhores candidatos no topo da lista.

O desenvolvimento da tecnologia durou seis meses e é baseado em regras de interpretação semântica. A solução combina e analisa palavras para concluir que tipo de profissional a companhia busca.

“Não se trata de uma ferramenta de filtragem. É como se fosse um sistema de reconhecimento de voz. Só que nesse caso, ele analisa palavras e traça o perfil do candidato procurado”, explica Mário Kaphan, diretor geral da Vagas. Na prática, prossegue, quando a companhia receber currículos para uma determinada oportunidade, profissionais que mais se encaixam no texto do anúncio aparecem nas primeiras posições do ranking.

Diante dessas informações, o RH poderá modificar os critérios manualmente para aprimorar a ordenação de currículos ou prosseguir com o processo seletivo. “Antes, se uma companhia recebia 700 currículos, por exemplo, a pilha era organizada por ordem cronológica de candidatura”, diz o executivo.

Disponibilizada há pouco mais de seis meses aos clientes da Vagas, a ferramenta encontra-se em fase beta e deverá passar por melhorias nos próximos anos. “A leitura pode gerar intepretações equivocadas. Por isso, queremos que essa capacidade seja melhorada, facilitando ainda mais o trabalho dos profissionais de RH”, afirma Kaphan.

A EASY Hunter acredita ser essa uma das tecnologias que mais vão se desenvolver ao longo dos próximos anos. Ou seja, aumentar a eficácia do gerenciamento de candidatos.

Fonte: UOL

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s