Quanto vale a sua startup?

Suponhamos que você, como fundador de uma startup, está recebendo um atração incrível em receitas. Assim, VCs (Venture Capital) começam a ficar de olho na sua startup. Você deseja então receber um investimento de 2 milhões. Tudo bem, se você receber 2 milhões em investimento, qual o percentual que o VC vai ter de sua empresa?

 Depende!

 Depende de quanto vale sua empresa antes do investimento (o que também pode ser chamado de pre-money valuation ou pre). O percentual do VC é calculado dividindo o quanto ele investiu pelo o valor da empresa após o investimento (que é igual ao pre mais o investido)

 Por exemplo, se o pre fosse 4 milhões, entao o VC investindo 2 milhões, este ficaria com 1/3 da empresa (2 milhões dividido por 6 milhões).

 Mas a questão é: Como determinar o quanto vale minha empresa antes do investimento?

 Uma forma usada é a do Fluxo de Caixa Descontado (ou em inglês – DCF – Discounted Cash Flow) que estima o valor da empresa de acordo com o fluxo de caixa futuro descontando-se os riscos.

 Porém em startus isso não vale, pois dificilmente vão existir históricos financeiros que suportem uma projeção de fluxo de caixa. Portanto a valorização de uma startup é mais subjetiva: pura arte e quase nenhuma ciência.

 Para ser sincero, uma startup vale o quanto o mercado diz que ela vale. Isso foi duramente demonstrado durante a explosão da bolha das ponto-com.

 E o que isso nos remete em termos práticos?

 Significa que você precisa sair e efetivamente fazer vários pitchs para quantos VCs for possível. Deixando-os assim excitados com sua empresa.

 Ao fazer isso você poderá, com efeito, criar um ambiente competitivo e colocar os VCs uns na frente dos outros. Isto é bem parecido de como os banqueiros fazem quando estão a vender uma empresa: eles criam um ambiente competitivo (ou a percepção de competitividade) para poder guiar o preço de compra e seu poder de influência no processo de negociação.

 Porém, fique atento a algumas ressalvas:

  • Este processo é complicado – sendo melhor realizado com a ajuda de um advogado experiente e/ou consultor.
  • No final do dia, você ainda terá de convencer o VC de que você pode oferecer um retorno de 10 vezes (ou seja, que eles vão fazer 10 vezes o seu investimento). O VC vai, portanto, levar em conta alguns factores importantes como a qualidade da sua equipe de gestão e do tamanho do seu mercado.
  •  Como já discutido anteriormente, as Startups frequentemente cometem o erro de se concentrar demais na valorização. Na verdade, existem outros termos importantes que afetam a economia de um financiamento, incluindo a preferência na liquidação e o tamanho do pool de opções.

Fonte: Venturebeat.com

Anúncios

Um comentário sobre “Quanto vale a sua startup?

  1. Pingback: Quanto vale a sua startup? « EASY Hunter : Link Mundial

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s