Startups de sucesso: +5 dicas

Continuando a lista de dicas para diminuir as chances de uma startup dar errado, através de bootstrapping, aqui vão mais cinco:

* Se você não leu o post anterior, você pode ler aqui.

# 5 – Escolher uma idéia com um mercado de 2 lados

Ter que focar sua startup em apenas um mercado já é problema suficiente. Imagine então para as startups que possuem 2 mercados. Não que seja impossível, mas é brutal! Pois o dinheiro necessário, para marketing por exemplo, é vezes 2 ou 3. Exemplos de empresas com mercados de 2 lados: Monster.com, eBay. Além de se preocuparem com usuários (clientes) também possuem a publicidade.

# 6 – Freemium

Startups com planos freemium raramente dão certo quando estão fazendo bootstrapping. Se você não sabe o que é freemium, clique aqui.

# 7 – Ignorar números

Você não pode ganhar dinheiro cobrando R$ 1,00 por mês. Espere … você pode, desde que tenha milhões de clientes. O problema é que para chegar a milhões de clientes requer mais tempo e dinheiro do que você tem agora. Tentando ganhar dinheiro vendendo um aplicativo por RS $ 1/mês é uma loucura, a menos que seu mercado seja gigantesco e você tenha a experiência ou os fundos para alcançar esse mercado (e mesmo assim, o suporte vai acabar com você).

Vejamos alguns números:

De início você tem um monte de clientes sem conhecimento técnico para dar suporte, e por pouco dinheiro. Provavelmente você ainda trabalha em outro lugar e essa atividade vai consumir suas noites e fins de semana. Cool? para conseguir 2 mil clientes a uma taxa de conversão de 1%, você vai precisar de 200.000 visitas únicas (total, não mensal). Caso trabalhe muito forte na promoção do seu aplicativo mais o boca a boca, conseguirá entre 1 e 2 mil visitas únicas por mês. Imagine que consiga 4 a 5 mil. Ainda assim estará longe dos 200 mil. trabalhe para construir algo para gerar uma subscription (assinatura) de U$30 a  U$ 50 por mês. Qual será o valor para entregar a seu cliente?

#8 – Fazer o Marketing só quando o produto está pronto

Validar sua idéia, criar uma lista de beta users e ter o melhor dia de lançamento possível, não é o suficiente. Crie auto confiança e acredite que seu produto não é lá grandes coisas durante os 6 meses que você está construindo-o no seu quarto.

Existem rumores de que a Dropbox tinha 200 mil emails quando eles lançaram o produto. Isso devido ao tráfego gerado em sua landing page onde contava apenas um vídeo de como iria funcionar o produto.

Rob Walling diz que existem startups que desenvolvem para fazer pitchs. Outras desenvolvem para juntar 200 mil emails para o launch day. Se você está no segundo grupo, Rob Walling está disposto a emitir um check pra você 😉

#9 – Esperar que seja fácil

Muitas vezes você vai ouvir que a causa número um de morte entre startups é porque estão ficando sem dinheiro. Se você é um bootstrapper, esse não é o seu caso, pois desde o dia 1 você está sentando no seu quarto e sem dinheiro. A partir do dia 1, o objetivo é ter dinheiro para pagar sua hospedagem.

Então, se você é um bootstrapper, a causa número 1 de morte de startups não é ficar sem grana, mas sem motivação. Não espere gerar U$ 100 mil em poucos meses, pois se isso não acontecer, você vai-se desmotivar.

Não é fácil iniciar uma empresa – uma startup. Mas saiba desde o primeiro dia o por que você decidiu fazer isso.

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