Coisas que eu não sabia antes de criar uma startup

Se você pensa em criar uma startup, essas dicas podem ser válidas. Eu senti na pele que o conhecimento no estágio inicial de uma startup (quando se tem apenas a idéia) é primordial para diminuir riscos e custos, principalmente no fator tempo.

Após um processo de me recolocar no mercado de trabalho, que durou 6 meses ao todo e me custou um bom dinheiro, eu pensei na idéia de currículos em vídeo. Essa idéia evoluiu para entrevistas de emprego online (primeiro pivot) e a JobConvo, minha primeira startup, recebeu um funding na primeira rodada de startups do programa Startup Chile.

Basicamente, eu estava sozinho, e precisei um programador. Eu sou de administração de empresas. O primeiro desafio então foi encontrar um programador para ser meu sócio.

Isso significa que eu teria de fazer a primeira venda: vender minha idéia e minha pessoa.

Entrevistas de emprego online, em vídeo, significa utilizar tecnologias de streaming. Sabendo que o Adobe Flash detém cerca de 95% de mercado, decidimos utiliza-lo.

Porém, uma coisa é o streaming, outra é o aplicativo (website) em flash. E isso eu não sabia há 7 meses atrás. Ou seja, perdemos tempo seguindo numa direção quando todos rumam para outra (HTML).

Sem falar que o Flash Media Server é pago. E descobri somente há 2 semanas que existe um open source chamado Red5.

Como também não sou de marketing, tive de vender a idéia mais uma vez para encontrar um novo sócio para fazer essa parte. E não foi fácil.

Assim, se você pretende ter uma startup, as dicas aqui resumidas são:

1 – Desde o primeiro dia você terá de realizar vendas

2 – Você irá fazer inúmeros pivots

3 – Conheça o mínimo sobre a tecnologia para não perder tempo

4 – Não veja investidores somente como fonte de dinheiro, mas sim como fonte de troca de idéias e feedbacks. Se um investidor lhe disser – Não! Não perca contato com ele.

5 – Use seus concorrentes, eles podem ter algo melhor do que você. E se eles têm, você precisa descobrir uma estratégia para fazer diferente.

6 – Não vai ser fácil e você vai dormir pouco

Deixe um comentário

