Estratégia para se ter uma lista de espera do produto da sua startup

Uma das coisas mais difíceis na vida de uma startup é conseguir atrair a atenção do público para seu produto/serviço.

Recentemente eu li um artigo muito bom do caso do Mint.com que conta como eles conseguiram ter uma lista de 20.000 pessoas esperando pelo lançamento do serviço.

É um número impressionante!

Ter 20.000 pessoas validadas (ou seja, seu público alvo) não é qualquer startup que consegue. Mas aqui vão as dicas em português que do que eles fizeram:

1 – Defina seu público

Quais as pessoas que você busca? Pessoas de RH, de finanças, estudantes universitários, aposentados…

Ter esse perfil bem definido é primordial para estabelecer uma estratégia de como trazê-los para seu produto ou serviço.

2 – Descubra onde está esse público

Quais sites, blogs, lugares, eventos frequentam essas pessoas? Veja o conteúdo que os usuários gostam, se relacione com os blogueiros e vá nestes eventos.

3 – Aquisição de usuários (é agora)

  • Crie um blog no domínio da sua startup e comece alimentá-lo com conteúdo relevante ao seu público alvo (realmente funciona).
    • Se possível, tenha um canal da empresa no Youtube com vídeos relacionados aos interesses do público alvo e do produto/serviço que está oferecendo.
  • Faça Teste A/B > Crie diversas Landing Pages para testar tamanhos de botões, posicionamento de informações, cores, palavras e textos que mais gerem cadastros de pessoas interessadas.
    • Se possível, no cadastro de usuários, obtenha o telefone e ligue para os usuários quando você lançar seu produto.
  • Dê acesso prioritário para blogueiros testarem seu produto. Em troca, permita a eles compartilhar com amigos e colocar um badge (do tipo “Eu Quero Usar X”) em seus blogs
  • Patrocine alguns blogs por um período de tempo. Em troca receba artigos e indicações e relevância no Google sobre seu produto.

4 – Rastreie tudo e todos

Cada clique das ações geradas deve ser rastreado, cada página, cada contato, cada blog. Somente assim é possível saber o que dá mais retorno no quesito aquisição de usuários.

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