Email de um profissional desempregado e desesperado, após 20 anos de empresa

Recebi recentemente um email de um ex-colega de trabalho, pedindo ajuda (já desesperado).

Após uma reestruturação da empresa em que ele trabalhava, demitiram-no. Ele trabalhou por 20 anos na empresa e nunca se envolveu com outras redes de contato nem em outros mercados de atuação.

Veja o que conversamos (email na íntegra, com nomes em sigilo, por privacidade) e deixem seus comentários sobre o que pensam a respeito dessa situação:

[EMAIL]

Bom dia Ronaldo,

Espero que esteja tudo bem com você.
Sou o X que trabalhou no Laboratório de Controle de Qualidade na Nalco, enquanto você esteve por lá.

Gostaria de informar que desde Janeiro deste ano (2013), estou desempregado, após quase 20 anos de Nalco.
Após a Ecolab comprar a Nalco, estão ocorrendo várias mudanças no quadro de funcionários, inclusive os gestores como gerentes, diretores, etc.. e com a mudança da gerência, acabei sendo dispensado também.

Tenho tentado conseguir uma nova oportunidade de trabalho através de site de emprego, agencias de emprego, cadastro no site de empresas, e envio de CV para conhecidos, mas não esta sendo efetivo.
Estes dias atrás participei de um workshop, e nas discussões, foi comentado que a melhor maneira de se conseguir um novo emprego estando empregado ou não, é através do relacionamento e conhecimento de gestores de outras empresas.

Infelizmente, fiquei quase 20 anos pensando que sé existia a Nalco no mundo, e acabei me fechando para outras oportunidades, mas agora estou aprendendo do modo mais duro a tentar recomeçar tudo isso.

Não tenho muitos contatos a nível gerencial ou de diretor em outras empresas, e os que tenho, estou contatando para informar que estou disponível no mercado de trabalho. Minha última função foi de Supervisor de Laboratório, mas com bastante ênfase em ISO 9001, 14001, 18001 e 17025, sendo auditor interno destas normas.

Por favor, se você souber de alguma oportunidade de empregona parte de laboratório, qualidade, ou tiver algum conhecido que você possa me recomendar eu fico muito agradecido. Se quiser, me informe que eu envio o meu Curriculum. Agradeço a atenção e coloco-me a disposição para testes, entrevistas e maiores esclarecimentos.

Muito obrigado, antecipadamente.

Abraço

—————

[MINHA RESPOSTA]

Olá X,

Desculpe a demora em te responder.
Realmente é uma situação complicada.
Quando entrei na Nalco e vi pessoas com perfil semelhante ao seu (muitos anos de casa em uma única empresa, o que não fortalece o conhecimento de outras áreas do mercado tampouco o networking, gerando comodismo profissional), não duvidei que existia a possibilidade de acontecer isso. Vi isso acontecer também na Pepsico enquanto trabalhei lá (9 anos).
A boa notícia é que há saída.
Lhe pergunto:
O que você tem feito atualmente com seu tempo livre?
Você tem estudado?
Tem feito cursos (pode ser online grátis)?
Onde tem buscado fontes de informação para se atualizar? (blogs, pessoas)
Quais grupos você tem feito parte? (associações, discussões online, grupos informais do Google ou Linkedin)
Se caso você não tem feito nenhuma dessas coisas, sugiro começar já!
Se fosse você, também tentaria conseguir tempo para escrever um blog profissional sobre sua área.
Eu não tenho muito tempo livre mas sempre que sobra eu escrevo algo no meu blog: http://blog.ronaldobahia.com
Como você está já há muitos meses sem conseguir trabalho, também sugiro 2 coisas:
1 – Procurar trabalho (como voluntário, se for o caso) em ONG’s pois assim você vai conhecer outras pessoas e aprender novas coisas.
2 – Procurar ajuda de empresas de Outplacement/recolocação de carreira. Sugestão é um parceiro nosso, a Martins e Bueno ou a Career Center.
Espero ter ajudado.
Abr
Ronaldo Bahia